O Descanso é Tão Importante Quanto o Treino!

O Descanso é Tão Importante Quanto o Treino!

Quando o assunto é treinamento muscular (força, hipertrofia, RML etc), programar seu descanso é tão importante quanto programar o seu treino!

Entre 1 e 3 dias após o treino, seu corpo passa por um processo inflamatório natural, qua nada mais é do que a sua adaptação muscular, neural e articular ao exercício feito (ela que causa aquela dor que fica dias no corpo depois de malhar, inclusive). Um exercício em alta intensidade, feito em cima de um processo inflamatório adaptativo, pode gerar um estresse oxidativo desnecessário à estrutura e, dependendo da frequência, colocar o indivíduo em estado de overreaching.

 

"Bom saber, Val! Agora eu só vou treinar uma vez a cada duas semanas!"

Alto lááá, esperteza! O que eu quero dizer é que existe um período de pausa necessária para nossa recuperação muscular, mesmo que ele seja curto. Assim que a inflamação estiver quase acabando (como saber? Dor muscular diminuindo dias depois) e seu processo adaptadivo chegando na reta final, BUM! Temos a supercompensação. Logo, é o momento ideal de fazer mais uma sessão, e não duas semanas depois (to de olho nessa preguiça, hein?)

 

RESUMINDO: Se hoje é o dia da perna, o ideal não é amanhã ser o dia da perna também. Intercale seus treinos com outros grupos musculares e seu corpo agradece imensamente.

 

Aquele abraço da Val, e até o próximo post!

 

Nota: Orientações voltadas para praticantes amadores. A configuração dos exercícios pode ter excessões no caso de atletas de rendimento durante periodização (em caso de microciclos de choque, por exemplo)