Musculação e Flexibilidade: É Possível Unir!

Musculação e Flexibilidade: É Possível Unir!

Muitas pessoas têm essa dúvida cruel. “Val, eu faço musculação. Alongar faz algum mal para o músculo? Eu perco flexibilidade se eu fizer musculação? Devo alongar antes ou depois? Socorro!”

  A boa notícia é que a resposta é muito mais simples do que parece! Sabe por que as pessoas costumam se encurtar quando fazem musculação? É porque elas não conciliam corretamente a musculação e o alongamento. Em resumo, a fórmula é simples: Deseja hipertrofia e flexibilidade? Treine hipertrofia hoje e flexibilidade amanhã!

 

   De acordo com pesquisas, o alongamento realizado logo ANTES de um treino de força pode dificultar seu trabalho motor e exigir mais energia das fibras musculares para contração durante o treino. Logo, não é interessante alongar antes de malhar, à menos que você esteja procurando por resistência ou deseje ganhar força para sustentar sua flexibilidade (aí já entra o pilates, por exemplo).

   Agora, ainda segundo as pesquisas, foi comprovado que o alongamento realizado logo APÓS um treino de hipertrofia aumenta as microlesões das fibras musculares e capta mais células-satélite para sua recuperação. Ou seja, alongar depois do treino é ótimo para quem quer ganhar massa muscular!

 

  “Certo, Val, mas eu não quero aumentar meu músculo. Eu quero ser mais forte, ter mais definição e alongamento, mesmo.” Então o rolê é fazer sessões isoladas de cada trabalho. O que isso significa? Bem, nosso corpo tem um tempo de recuperação, para nosso sistema muscular e cardiovascular voltar à “estaca zero” pós-exercício. Logo, ele já estará pronto para outro tipo de trabalho. Força hoje, flex amanhã, e logo você será forte E flexível!

  Outra dica: Se você se organiza para fazer tudo dentro da academia, experimente alongar o grupo muscular que você NÃO malhou no dia. Isso mesmo, se hoje é dia de braço, alongue as pernas. Assim você segmenta e intercala os trabalhos musculares.

 

Curtiu essa dica? Quer aprender na prática a intercalar força e flexibilidade? Então vem com a gente no Espaço VIP do Dicas! Lá você encontra muito conteúdo prático por apenas 8 reais por mês! Clique aqui e faça sua assinatura agora mesmo

 

Aquele abraço da Val Mombach, e até o próximo post!


Gostou? Compartilhe!